O Senhor das Palhas!

Eu não tinha previsão de escrever outro texto nestas semanas. Falta de inspiração. Aliás, eu nunca tenho inspiração! A não ser quando inspirado!

E eu fui inspirado!

Tudo aconteceu perto de mim, cerca de um metro. E novamente o responsável foi o Pai João Inácio, preto-velho e mentor recebido pelo Pai Preto, meu pai de cabeça, num ritual para Pai Xapanã!

Ele veio como vem sempre. Apareceu como aparece sempre. Roupas simples, chinelos de tiras, calça branca, camisa sem mangas de cinco botões, com uma timidez escondida, assim como uma tristeza dissimulada em simpatia, para não mostrar o que anda sentindo pela triste caminhada humana.

(O Pai João me fez lembrar do Pai Preto, tanto nas roupas quanto na tristeza disfarçada!)

Mas o que este velho negro fez para me inspirar?

Veio reverenciar Xapanã!

Desde lado, caminhando devagarinho, de pés descalços, com vergonha e sem ter nada para oferecer, foi até o Congá e se curvou, se dobrou, se inclinou!

Isto mesmo: um espírito altamente evoluído, que deve pertencer aos mais Altos Planos, trabalhar em lugares e departamentos que não compreenderíamos, vê a imagem de Xapanã, e como uma amigo com saudade, vai de primeira na direção dele e se inclina!

E aqui um parêntese para explicar outra vez o que significa ser um espírito evoluido, já que muitos umbandistas afirmam que já tem as qualidades de seu guias ou até mesmo, pasmem, de seu Orixas: espírito evoluido não tem mais os defeitos psicológicos e de caráter que nós temos, como sentir ciúmes, inveja, raiva, ódio, preguiça, arrogância, vaidade exagerada, leviandade, calculismo para conseguir favores, amizades! Eles não mentem, fazem fofoca, falam mau de amigos ou se exibem! A caridade que fazem é de suas essências e são invisíveis!

Esclarecido?

Voltando.

Mas porque o véio Pai João Inácio reverendou Xapanã?

Vou responder apenas com o que disse Pai João Inácio: ” Xapanã é a Vida, é o sentido da Vida, é a transformação! Entender a Vida e o seu sentido, é entender Xapanã, O SENHOR DAS PALHAS”!

Bom, lembrando que este espírito que só vem no escuro para não se mostrar, que tem ainda vergonha de nos olhar e que usa chinelos de tiras, se curvou e disse isso, basta esta explicação, não é?

…..voa Pai João, voa! Voa com tua estrelinha solitária pra casa, que a Vó Maria Conga te espera! Voa pra bem longe….

…..voa logo, que na sua casinha de palha teu amigo o Senhor das Palhas está te esperando pra agradecer…..

Salve Pai Xapanã, Salve o Senhor das Palhas! Salve Pai João Inácio e seu aparelho Pai Preto Pintado..

Jose Augusto da Cunha Meira.

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s