O Instituto

O Instituto Cultural Umbandista Yaba Omi

O Instituto foi criado no ano de 2019, por um grupo de Umbandistas da cidade de Arroio do Sal, com a proposta de assistir, promover e valorizar as pessoas e os grupos de pessoas menos favorecidas, sugerir, promover e executar ações, projetos e programas relacionados com o desenvolvimento das artes e da cultura afro-brasileira, seja em ambiente virtual, ou presencial, promover o convívio e a fraternidade humana, o sentido e a ação comunitária, a participação e a integração social. Hoje o Instituto reúne três terreiros de Umbanda, que estão ligados entre si pelo “parentesco de Santo”, ou seja, são terreiros descendentes de uma Tenda mãe, que no caso vem a ser a Tenda de Umbanda Xangô 7 Raios. As filhas desta são: Tenda de Umbanda Ogum Yara e a Tenda Nossa Senhora da Conceição.

O Instituto não tem a proposta de ser uma Associação que filia Tendas e Terreiros, nem dar suporte legal a estas, algo que para as Tendas aqui citadas é entregue e muito bem suportado pela ACUF(Associação Cultural Umbandista Farroupilha).

Mais que um trabalho assistencialista, temos a missão de valorizar as pessoas e nos ajudar mutuamente, com um pensamento coletivo e acreditando em premissas como liberdade, igualdade e fraternidade. Temos uma orientação Umbandista, mas este fato não nos torna apologistas, nem proselitistas, pois esta é uma diretriz da própria Umbanda, que é uma religião que auxilia, mas não propõe conversão.

O Instituto conta com sua diretoria, tendo como Presidente a Yalorixá Aline de Yansã. Já no conselho espiritual do Instituto temos a Yalorixá Andréia de Xangô.

Contamos com uma grande equipe de trabalhadores, Umbandistas e também simpatizantes, que se empenham, cada um a sua maneira e com sua contribuição, algo que torna o Instituto uma comunidade a serviço do bem.

Quer fazer parte desta comunidade? Quer nos ajudar? Entre em contato que retornaremos: